Salve,
Alguns devem lembrar que no ano passado eu comentei sobre incluir o BrOffice.org no Fedora. Para quem não sabe, BrOffice.org = OpenOffice.org pt_BR. O nome é diferente porque, no Brasil, a marca "Open Office" é registrada por uma empresa do Rio de Janeiro e, portanto, o nome OpenOffice.org não pode ser utilizado em nosso país.
Vejam isso:
http://gubro.broffice.org/2008/01/fedora-em-breve-ter-brofficeorg.html
Quando o Fedora tiver oficialmente o BrOffice.org instalado, estou pensando em usar o Revisor para criar um Live CD que acompanha essa suíte de escritórios. Esse Live CD poderá ser disponibilizado para download no site http://broffice.org/ e poderá ser distribuído/vendido em todos os eventos do BrOffice.org, matando assim dois coelhos com uma cajadada só e divulgando tanto BrOffice.org e Fedora.
Aos que quiserem testar o SRPM piloto que "transforma" o OpenOffice.org em BrOffice.org, basta fazer o seguinte:
# yum install rpm-build # rpm -ivh https://bugzilla.redhat.com/attachment.cgi?id=292547 # cd /usr/src/redhat # rpmbuild -bb SPECS/broffice.org.spec # yum localinstall RPMS/noarch/broffice.org-2.3.0-1.rpm
Após instalar, abra qualquer aplicação do OpenOffice.org e você verá que a tela de carregamento terá sido trocada pela do BrOffice.org e, na interface do programa, todas as ocorrências de "OpenOffice.org" terão sido trocadas para "BrOffice.org".
Para desfazer as alterações, simplesmente remova o pacote:
# rpm -e broffice.org
Um abraço,