O maior problema da revista sempre foi colaboradores específicos, tínhamos revisores suficientes e o processo de trab deles era bem organizado, o q nos permitia 2 revisões em cada artigo, sem q o mesmo revisor fizesse a 1ª e a 2ª do mesmo artigo. Depois de alguns problemas iniciais, a seção de notícias passou a funcionar muito bem.

Mas nas outras áreas sempre foi complicado, eu e o Lonely escrevíamos artigos para todos os nºs, como eu cuidava dos revisores e de gerenciar o processo de trab ele fazia 2 artigos, e às vezes bem mais do q isso, para cada edição.

A arte tinha 2 pessoas, mas eram bem diferentes entre si e difícil de gerenciar, chegamos a cogitar de fazer nós mesmos essa parte algumas vezes, mas isso poderia prejudicar o q tava funcionando e talvez pra ñ ajudar tanto o q ñ tava. A diagramação era o pior pq era só 1 pessoa e nem era membro do projeto, inclusive é um dos diagramadores da Espírito Livre. Como raramente conseguíamos os fontes do scribus, era complicado ajudar, adiantar o trab, o q fosse, então isso se tornava um gargalo.

Outro problema era a ideia fixa de q a revista tinha de ser bimestral, ou trimestral q fosse. Ninguém entendia q 1º a revista tinha de sair, depois o prazo podia ser fixado. Alguns queriam a revista mensal, mesmo q o menor prazo q conseguimos atingir foi de 2 meses. Achavam q pareceria pouco profissional ñ ter um prazo definido, a visão se estreitou com publicações em papel q tem patrocinador.

Pior q ñ ter prazo fixo é ter um prazo e nunca conseguir cumprir, isso sim ñ parece muito profissional.

A última edição chegou a ficar pronta com artigos, revisão, notícias e boa parte da arte, mas nunca foi diagramada e por isso ñ foi lançada.

Em resumo, o problema é grande e a 1ª coisa q se deve ter é uma fonte confiável de artigos, sem a matéria prima o resto ñ tem sentido, acho q ideia de colaborar pra uma publicação já estável muito mais proveitosa no momento, já q todo mês podemos ter pelo menos 1 artigo sobre Fedora no ar. Numa revista nossa teríamos mais artigos (mesmo q nem todos sobre o Fedora especificamente), mas acho q ainda ñ podemos chegar lá sem saber se temos pessoal suficiente pra produzir artigos interessantes ao longo de um período longo.

Desculpe a msgm longa, mas como um bocado foi dito aqui e tem bastante gente q ainda ñ sabia como a coisa funcionou quis esclarecer uns pontos.

Em 1 de maio de 2012 01:35, Daniel Bruno <dbruno@fedoraproject.org> escreveu:
Davi,

Vou enviar para você uma matéria feita há um tempo atrás p/ vc ter como base.


Abraços,


2012/4/30 Davi Garcia <davigarcia@fedoraproject.org>
Daniel,

2012/4/30 Daniel Bruno <dbruno@fedoraproject.org>:
> Como a revista é bem específica sobre tecnologia e software livre, o publico
> é bem especifico, estudantes, usuários de SL, desenvolvedores..

Legal!

> 2 ou 3 páginas está de bom tamanho.

Perfeito. Qual seria a formatação/fonte padrão? Com figuras ou sem?

> Deadline: 10/05.

Acho que da tempo sim. Temos algum antigo que possa ser utilizado como modelo?

Abraços,
--
[]s,
Davi Garcia

Fedora Project's Contributor
http://fedoraproject.org/wiki/User:davigarcia



--
Daniel Bruno
http://danielbruno.eti.br
Mentor of Fedora Ambassadors on Latin America
Fedora Latin America Infrastructure Team


--
brasil-marketing mailing list
brasil-marketing@lists.fedoraproject.org
https://admin.fedoraproject.org/mailman/listinfo/brasil-marketing