Cristiano:

Empresas como a FORD e outras multinacionais, especificamente no tocante a TI, procuram sempre trabalhar com um conjunto de soluções que atendam aos seus requisitos, facilitem a administração e ajudem na redução de custos operacionais.
O que está acontecendo por ai é o que se chama de uniformização da plataforma dos sistemas operacionais. Porque então está saindo de cena o Solaris e o hardware SPARC e entrando o Windows Vista?
Há pouco mais de duas décadas a plataforma PC ainda engatinhava com hardwares muito aquém das necessidades de processamento das organizações industriais de grande porte. Foi ai que a SUN cresceu no mercado oferencendo um hardware robusto para a linha de produção de muitas indústrias e as plataformas baseadas na arquitetura RISC eram a resposta.
Além disso, as aplicações de CAD/CAM da Ford são softwares high end para o projeto de compnentes automotivos, que exigem poder computacional oferecido antes somente pela plataforma SPARC (adotada pela FORD) e por outros sistemas baseados em RISC/UNIX.
Atualmente a plataforma INTEL chegou a um ponto onde não há vantagem significativa em utilizar workstations SUN para as tarefas que os engenheiros fazem hoje. Sem contar que a melhor workstation Intel que você pode encontra com certeza não custa tão caro quanto uma Workstation SUN. Assim a FORD com certeza quer reduzir a complexidade de gerenciamento uniformizando seus sistemas.
Da mesma forma, as empresas que desenvolvem os softwares de CAD utilizados pela FORD, passam a desenvolver versões dos mesmos para a plataforma Windows, porque já perceberam este movimento e não vão ficar fora do mercado.
Lembro-me da Yamana Mineração que utilizava um software high end chamado vulcan em workstations SGI que há algum tempo foram desativadas porque o poder dos processadores Intel aumentou e o Vulcan foi portado para Windows.
Obviamente a FORD poderia muito bem fazer a mesma coisa usando por exemplo o Red Hat Enterprise Linux, mantendo um ambiente semelhante ao ambiente Unix de hoje, mas está claro que eles não querem isto e não estão se importando muito com o software Livre. Mas não se entristeça porque a Red Hat continua sendo o maior player  Linux e a adoção de softwares livres é uma tendência crescente, porém não em todos os seguimentos.
A iniciativa da pesquisa é válida. O que eu puder fazer para ajuda-lo a encontrar a informação conte comigo.

2008/11/18 Cristiano Furtado <jasonnfedora@gmail.com>
Senhores,
 
Novamente eu :) criando emails que geram mais emais. Em meus momentos de pensamentos tenho observado que se passaram anos e o SL continua caminhando bemmmmmmmmmmmmmmmmmm lentamente para migração de empresas de médio e pequeno porte. Ontem aqui na Siemens do Brasil soube que as empresas Siemens e Ford irão migrar tudo para Windows Vista e eliminaram inclusive todos os sistemas Solaris 10 daqui. Ai eu penso, até onde estamos garantido o no emprego na area de SL? Será que nós que administramos servidores estaremos garantido num futuro proximo? Essa parceria da M$ e Novel junto ao Windows Seven esta criando compatibilidades somente entre o Suse e o Windows Seven nós não seremos prejudicados? Gostaria de uma ajuda entre todos os embaixadores, que fizessem um levantamento das empresas que hoje trabalham realmente com SL para termos uma base para até fazer palestras mostrando se esta havendo ou não crescimento do SL no nosso pais. Conto realmente com a ajuda de vocês para isso, pois esta me afetando diretamente e acho que alguns aqui ja passaram pela mesma situacao e alguns ainda irão passar.

--
Cristiano Furtado
Gerente de TI - Projetos de Software Livre
Embaixador do Fedora no Brasil

Sites:
http://www.projetofedora.org
http://www.jasonnfedora.eti.br
http://www.fedora.org.br
http://www.ekaaty.com.br

--
Fedora-mktg-brazil mailing list
Fedora-mktg-brazil@redhat.com
https://www.redhat.com/mailman/listinfo/fedora-mktg-brazil