@ Filipe
Por que eu uso Fedora? Como eu disse, ele me atende.
O que **eu** preciso são aplicativos relacionados à física, química e matemática: Python, matplotlib, octave (nos quais, diga-se de passagem, não somos tão bleeding edge assim). Normalmente não instalo jogos, não ligo para placas de vídeo e nem uso meu PC como central multimídia.
Não dá pra comparar alguém que trabalha com computador (como você) e alguém que só usa o computador. Estaria tudo bem, se a maioria (mais de 90% dos usuários?) não fosse de pessoas que esperam de seus computadores apenas o trivial. Também não coloco em questão aqui o "mercado corporativo"; estou mais interessado em saber como os usuários do local onde trabalho vão se virar com o sistema.
Não estou debatendo também que o Fedora não "venha com mp3"; eu sei adicionar os repositórios certos, assim como você também sabe, mas explique para um usuário que ele precisa ter o rpm-fusion antes de poder aproveitar direito os recursos multimída... Estou falando de termos passado anos usando o modo "spatial" no Nautilus, mesmo quando a maioria esmagadora de pessoas detestava e diversos outros exemplos onde fica claro que "a voz da comunidade" é pura demagogia.
 
------------------------------
Henrique "LonelySpooky" Junior