Teseu, sua resposta foi de grande importância. Ela mostrou um resumo do trajeto da comunidade, e para aqueles que, como eu, estão começando a participar torna claro alguns erros e acertos. Além de que, nós podemos ver que ainda tem gente oldschool ativo de alguma forma.

Tive contato com algumas pessoas da comunidade ano passado no FISL, e achei um tanto quanto difícil a integração pra quem vem de fora do mundo Fedora.

Em alguns momentos achei o povo mais preocupado em falar dos eventos internacionais, do que com a comunidade nacional em si.

Em algumas mensagens aqui pude perceber que ainda tem gente interessada em fazer o negócio andar.

Se facilitassem de alguma forma o ingresso dos membros nos times de tradução, empacotamento e outros, será que não teríamos uma nova era de colaboradores?

Quero deixar claro que sou novo aqui, então a minha visão é bem estreita e talvez eu exponha alguns questionamentos que não condizem com o cenário atual da cumunidade.

Em 20/03/2013 21:13, "Teseu" <teseu@fedoraproject.org> escreveu:
Muitas coisas estão mesmo diferentes, houve mudanças na equipe, diminuição da contribuição da comunidade (ñ só embaixadores, no passado muitos q ñ eram embaixadores, pra mim só oficialmente pela contribuição q davam, contribuíam bastante com o projeto) e diversas outras, ñ vale ficar citando cada coisa.

Tb aconteceu de diversos subprojetos q existiam puramente pela vontade de quem tocava e ñ por apoio formal terem sido descontinuados, por falta de condições pela saída de alguém com papel chave, por falta de uma transição, etc.

Qdo quase tudo era feito fora do portal do projeto, existia um fórum muito visitado q era chamado de comunidade Fedora e pouco depois o portal linux-fedora para as coisas q ñ 'cabiam' no fórum. Entrei nesse segundo e pela participação acabei assumindo a administração junto com o Lonely. O formato do portal demandava muito e passou a contribuir pouco, passamos pra wiki fedora.wiki.br, q ainda é meu, mas agora está inativa.

Depois de alguns anos cuidando disso, ainda com o Lonely, o pessoal resolveu passar tudo pra infra do portal, q teria mais condições na época, passei todo o conteúdo, inclusive o BD, até pq estava com pouco tempo pra manter sozinho a atualização da wiki. Por um tempo isso deu certo e passei a me dedicar à revista, q acabou após apenas 5 edições por diversos problemas, mas o principal era a falta de um diagramador compromissado, o q fez a maior parte do serviço nas 5 edições nem era usuário Fedora, apenas nos ajudava por gostar de Software Livre.

O q quis dizer com tudo isso (é longo, mas nem de longe é a história toda)? As coisas funcionam qdo a galera querendo q funcione vai lá e faz. Temos alguns embaixadores q se dedicam bastante, outros nem tanto, mas isso é pouco diante da demanda. Qdo me tornei embaixador em 2008 já estava na transição da wiki pra revista, precisava da conta do FAS pra poder contribuir diretamente com as traduções (na época mandava por email pro Igor, mesmo sem a conta).

Nem todo mundo tem tempo de sobra, mas se puder dar algum tempo, já é alguma coisa. É possível q muitos dos q falaram aqui ñ tenham tempo, mas muitos dos q tem estão esperando por embaixadores q nem estão mais no projeto, ñ é q são inativos, deixaram mesmo. Alguns por algum problema, mas dos q conheço q tinham contribuição significante, a maioria foi por razões pessoais q nada tem a ver com o Fedora.

É preciso mais gente, qq das ideias q já deram certo podem dar certo de novo, outras ideias ainda ñ pensadas tb podem, no momento só falta quem dê essas ideias novas ou q realize alguma delas ou das antigas de novo.

Pode ser considerado uma chamada pra vc q tem tempo, mas ainda ñ contribui, ou pq achou q ñ precisava ou pq ñ sabia como, mas pode ser apenas passar a informação adiante pq pode ter alguém q vc conhece q se interesse.

Fórum já deu muito certo, assim como wiki, portal, revista, concentração no portal oficial, mas em todos os casos tinha um bocado de gente trabalhando bastante e um montão ou olhando ou colhendo os louros (isso sempre vai ter, nem tente se enganar, tb sempre vai ter a guerra de ciúmes, a fogueira das vaidades, afinal somos todos humanos), ou seja, bastante gente envolvida.

Se buscarem um pouco de informação mais embasada, ela só é mais preocupante, a posição do Fedora no distro watch caiu bastante, só ñ caiu mais q o acesso aos pacotes, isso sim quer dizer muito menos usuários. A comunidade está encolhendo, na minha opinião mais por conta da falta de contribuições.

Desculpem o texto enorme, sabem q ñ costumo fazer isso, mas achei relevante.

[]'s

Teseu

Em 20 de março de 2013 20:01, Eduardo Maes <duduowns@gmail.com> escreveu:

Itamar, seria interessante que você divulgasse na lista pra todos. Abraços.

Em 20/03/2013 15:53, "Itamar Reis Peixoto" <itamar@ispbrasil.com.br> escreveu:

2013/3/20 Vilmar Ribeiro <vilmar109@gmail.com>:
> Olá a todos, sou novo aqui. Queria deixar aqui minhas opniões, primeiro,
> realmente o wiki está abandonado. A comunidade do fedora aqui no brasil
> realmente está meio parada. Segundo, gostaria de ajudar a comunidade mais
> nao sei como.

se quiser me adicionar no google talk eu irei guia-lo.

------------

Itamar Reis Peixoto
--
br-users mailing list
br-users@lists.fedoraproject.org
https://admin.fedoraproject.org/mailman/listinfo/br-users

--
br-users mailing list
br-users@lists.fedoraproject.org
https://admin.fedoraproject.org/mailman/listinfo/br-users


--
br-users mailing list
br-users@lists.fedoraproject.org
https://admin.fedoraproject.org/mailman/listinfo/br-users